Quase três meses já se passaram desde minha ultima postarem aqui. Meses que passaram suaves, mas cheios de novidade e ação. Foram dias dotados de emoção, aprendizado, fé e muitas outras coisas que provavelmente não serão lembradas aqui pois constituem detalhes que me fogem a lembrança neste instante.
Muitas vezes nem sempre algo que é tachado de ruim acaba sendo ruim pra você. A prova disso foi o mês de agosto. Desgosto? Ao contrario, satisfação, gratidão. Foi um mês para mergulhar de uma maneira marcante em minha jornada ministerial fora do campus, em minha igreja local. Temos vividos dias de renovo, e Deus tem nos permitido experiências maravilhosas. Uma delas e, talvez a mais marcante, foi a vinda de um grupo amigos de um casal jovem da igreja. Vieram para fazer parte de nossa programação do mês dos jovens e adolescentes na igreja. Um evento com um nome inusitado deu um brilho novo a tudo. Contamos também com a presença do grupo de rock MOB. O Rap, Rock e Ideias aconteceu em um sábado chuvoso, no meio da rua, com uma força e uma alegria que há muito não se via entre nós. Em meio as rimas de rap e as guitarras do rock, Cristo foi glorificado naquela noite, na qual pessoas puderam ouvir mensagens de amor transmitidas através de cada voz, cada letra, cada acorde.
Antes disto, ao longo do dia, pudemos ir pelos morros e conversar com os moradores locais, entregando também a eles um número de nosso informativo "Comunidade do Saber" e estabelecendo links com eles. A presença dos amigos de São Paulo foi algo renovador em nosso meio, e somos muito gratos por ele ter usado aqueles dias e aquelas vidas para que algo especial acontecesse conosco aqui. Em novembro eles estarão de volta, e estamos com muitas expectativas! O grupo cresceu, há um ritmo a mais - reggae! - e oro para que o impacto aqui seja também maior para a gloria de Deus. Tivemos também em agosto. Você pode conferir um pouco mais do que rolou no vídeo abaixo:
Mês da Juventude - IBBR (agosto/2013)
Ainda em agosto tivemos um evento com foco na oração, o Dia do Estudante, no qual nos juntamos para orar pelas universidades e os universitários do país.
Setembro... E as aulas voltam nas universidades. Iniciando bem o semestre, tivemos um Retiro de Líderes do Alfa e Ômega UERJ. Foi um tempo muito bom no qual fomos impactados ao olhar cara a cara a nossa realidade quanto movimento e vimos que precisávamos depender mais de Deus, de ter a nossa fé aumentada e solidificada.
Foi o sinal de um tempo de mudanças em diversos aspectos, e, embora assustadora a sensação de mudança, há também o cheiro de novo, de novos rumos que nos direcionem ao cumprimento do que Deus deseja que aconteça em nossa universidade. Atualmente os estudantes estão realizando as clássicas invasões de turmas, nas quais eles vão as turmas de calouros para falar com estes sobre o movimento.
Quanto a mim, em meio a isto tudo, posso dizer que a cada dia tenho compreendido melhor meu papel como voluntário. Tenho participado de algumas reuniões com a equipe de missionários do Alfa e Ômega, além dos encontros para os dias nacional e mundial de oração. Iniciamos também um pequeno grupo, que inclui um missionário, três estudantes e eu.
Em meu discipulado individual com um outro missionário, tenho refletido muito sobre Daniel. Tenho aprendido muitas coisas e buscado aplica-las ao meu cotidiano. Temos focado em três pontos muito importantes: o relacionamento com Deus, o relacionamento com as pessoas e a excelência nas atividades que fazemos em nossos contextos cotidianos (faculdade, mestrado, trabalho etc). Fico feliz por ultimamente ter conseguido estar mais perto de pessoas que estão a minha volta nos contextos dos quais faço parte, como o meio acadêmico. É bom poder se relacionar com as pessoas, se importando com elas e também sabendo que através desses relacionamentos podemos ser úteis para que estas pessoas reflitam e dialoguem a respeito de suas inquietações sobre a vida espiritual. É bom poder ajudá-las não só nesse sentido, mas também no que diz respeito a coisas práticas de nossa rotina, ou simplesmente por ser uma pessoa disposta a se tornar um amigo quando precisarem. Alem disto, há um estímulo maior no que tange a excelência. Há prazer no que estudo e nas atividades acadêmicas, e oro pra que esse senso de excelência no cotidiano seja reflexo de meu senso de excelência pelas coisas que envolvem o Reino.
O mês de outubro esta ai. Já tivemos algumas coisas bem legais como o Dia do Alfa e. Ômega. Foi um tempo muito bom, com oficinas, palestras, palavra e música. Durou quase o dia todo e, mesmo assim com tantas atividades, os estudantes terminaram o dia do evento cheios de disposição.
Muitas coisas legais estão pra acontecer. Em breve retornam os encontros semanais do Alfa e Ômega UERJ e desejo muito poder dar outros passos como voluntário, como por exemplo, o evangelismo no campus. Outra coisa que tem
me atraído muito são os estudantes estrangeiros. Certamente parte desta sensibilização venha do que vivi durante os projetos missionários na Itália. É meu desejo me conectar às pessoas, interagir com elas, ajudá-las de alguma forma em sua vida fora de sua terra de origem e de alguma forma impactá-las sem ter a língua como um empecilho - ao contrário, um ponto a favor, graças a Deus :)
Além disto, tenho orando muito pelo CEFET/RJ. Eu e outras pessoas temos entendido que nosso foco ali deve se voltar aos não cristãos no campus, sejam eles amigos próximos ou desconhecidos. Queremos que o evangelismo seja nossa marca. Cremos que precisamos investir me nossos relacionamentos com os colegas e amigos de campus, seja de forma esporádica ou profunda. Queremos ser algo alem de um grupo que se reúne. Queremos se um grupo que se une as pessoas ai redor e que se importa com elas, ajudando-as também a conhecerem a Deus em suas jornadas. Oro pra que Deus nós de cada vez mais clareza no direcionamento.
Bem, por ora, é isso. Você que estiver lendo, ore por estes motivos. Creio que em breve terei mais novidades e tentarei arduamente não demorar muito a registrá-las aqui.
A presto,
Sam